Conceito
Entendemos a arquitetura como processo reversível que, devido à sua plenitude, requer capacidade de antecipação, tornando-se necessário um pensamento estratégico que abranja a dimensão temporal como material de projeto. O projeto de arquitetura como um plano de gestão da vida de um objeto.
Acreditamos que a arquitetura verdadeiramente inovadora se encontra no limite entre o real e o possível. Adotar uma abordagem integrada e desenvolver as soluções de projeto, tendo em consideração os princípios da construção sustentável.
A nossa missão
A Areadomus – Arquitetos & Consultores tem como um dos objetivos proporcionar soluções de projeto de elevada criatividade e inovação aos seus clientes. O relacionamento com estes pretende incorporar o máximo de contributos no desenvolvimento do processo, na procura conjunta do sucesso das suas iniciativas, sejam clientes investidores/promotores ou clientes finais
Num meio cada vez mais competitivo, a equipa multidisciplinar trabalha com um objetivo comum: qualidade e excelência na produção de projetos integrados de Arquitetura, Engenharia e apoio nas diversas fases da construção. Acreditamos que só com a participação ativa em todas as fases de projeto e obra se consegue a base para a obtenção de bons resultados.
estratégia
As decisões devem ser devidamente apoiadas com vista a alcançar os objetivos propostos.
A quantidade e qualidade de serviço prestado são os melhores trunfos para uma correta avaliação.
O rigor e seriedade postas na procura da melhor solução são desafio a que nos propomos.
Afirmar uma postura pró-ativa na expectativa de clientes e empregados.
Na prossecução gradual que vise atingir os "fatores críticos de sucesso" da empresa.
Visão
Atingir a qualidade e excelência é o nosso compromisso no desenvolvimento dos nossos projetos e soluções. Tornar a empresa uma referência distintiva e de liderança no meio onde se insere.
Valores
Criatividade, qualidade, inovação, ética, comprometimento, tecnologia, organização, responsabilidade social e ambiental, excelência na prestação de serviços e desenvolver novas competências e potencialidades.
Projetos de licenciamento urbanístico de edifícios existentes e antigos (das mais variadas proveniências) a fim de obter licença de utilização, aprovados pelas diversas entidades (Câmaras Municipais, ADRA, Proteção Civil).
Elaboração de levantamentos topográficos de terrenos, edifícios arruamentos, destinados aos mais variados fins, desde o licenciamento urbanístico, cálculo de áreas para efeitos fiscais, judiciais e propriedade agrícola.
Emissão de certificados de eficiência energética de edifícios e equipamentos com vista a determinação das diversas classes de eficiência no consumo de energia, atribuídos pela ADENE. Emissão de certificados de desempenho energético (ensaios acústicos) e verificação da incomodidade de uma dada construção, emitidos por laboratório acreditado.
Acompanhamento e direção técnica de execução dos diversos tipos de obras, incluindo a sua fiscalização. Coordenação entre o projetista e empreiteiro. Verificação rigorosa do cumprimento do projeto aprovado nas diversas fases de obra que o constituem.
Projetos de licenciamento urbanístico de edifícios habitacionais, de equipamento, industriais, comerciais, de serviços, entre outros e engenharia de especialidades, aprovados pelas diversas entidades (Câmaras Municipais, Adra, Proteção Civil).
Criação de lotes urbanos a partir de terrenos existentes, destaques de parcerias de terrenos, execução de planos para áreas urbanizáveis, estudos urbanísticos de pequenos aglomerados urbanos o/rurais, aprovados pelas diversas entidades (Câmaras Municipais, CCDRs).
Elaboração de layouts de produção, preparação e aprovação do processo de licenciamento dos diversos tipos (1, 2 e 3 do REAI). Regime de Exercício da Atividade industrial, junto das entidades licenciadoras. (Câmaras Municipais e Ministério da Economia).
Processos de licenciamento de demolição de edifícios habitacionais, industriais, agrícolas, entre outros, aprovados pelas respetivas Câmaras Municipais.
Elaboração de um conjunto de normas técnicas e legais, escritas e desenhadas, que estabelecem as condições de segurança que devem ser observadas nas construções a licenciar, segundo o seu uso, tendo em conta as utilizações-tipo e as respetivas categorias de risco de incêndio, aprovados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Conjunto de medidas de segurança contra incêndio, obrigatórias e exigíveis, para cada utilização-tipo e que dependem da categoria de risco do edifício. São medidas de organização e gestão da segurança baseadas em Planos de Prevenção, Procedimentos em caso de emergência e planos de emergência interno, aprovadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Documento técnico que estabelece um conjunto de medidas de prevenção e segurança obrigatória na construção civil. É o principal instrumento de prevenção de riscos profissionais em estaleiro das diversas obras de construção ou outras, de modo a evitar ou minimizar os acidentes de trabalho.
Produção de Relatórios Técnicos de diagnósticos de patologias e defeitos de construção, causados por deficiente execução e/ou utilização ou pelo desgaste natural dos materiais usados nas diversas construções. Propondo soluções e recomendações técnicas para resolução das anomalias e vícios detetados.
Elaboração de Relatórios de Avaliação imobiliária e patrimonial, utilizando os métodos determinados pelas instituições que regem a atividade. Destinados aos mais diversos fins: fiscais, judiciais e partilhas. Avaliação de terrenos, edifícios de habitação, indústria, comércio, serviços, entre outros.
Credenciados pelo IEFP, para dar formação em: Formação em patologias de edifícios e materiais; Fiscalização de obras de construção; Condução de Obra; Higiene e segurança no trabalho - construção; Leitura, interpretação e prática de desenho técnico de construção civil; introdução ao CAD; Tratamento e promoção de imagem (Photoshop); Medições de projeto e obra; Medição orçamentista de construção civil; Construção de maquetes.
Modelação em 3d com criação de imagens virtuais fotorealistas dos estudos e projetos desenvolvidos, com vista a promoção de imóveis ou empreendimentos para sua melhor comercialização.
a nossa equipa
José Carlos Mergulhão
Arquitecto, CEO e Direção Técnica
Ana Silva
Engª Civil
Ana Seborro
Arquitecta sénior - coordenação, projeto e imagem
Beatriz Casaleiro
Arquitecta júnior - projeto
Joana Coutinho
Arquitecta júnior - projeto e imagem
Susana Ribeiro
Arquitecta sénior - projeto
Anabela Quinta
Marketing - Consultora